terça-feira, janeiro 25, 2011

PARABÉNS LUANDA!!!


A cidade de Luanda celebra hoje o seu 435.º aniversário. Os funcionários públicos do governo provincial vão gozar de tolerância de ponto a partir do meio-dia.

Luanda é a maior cidade e capital de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004), o que a torna a terceira maior cidade lusófona do mundo, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para celebrar o 435.º aniversário da cidadede Luanda, o museu de História Natural (no município de Ingombota) inaugura uma exposição de fotografias ilustrativas da cidade antes e depois de 1975. Na exposição estão diversas fotografias que ilustram o desenvolvimento industrial, a expansão de bairros da cidade, com particular realce as modificações do porto comercial de Luanda, antiga Fortaleza de São Miguel, Museu da Escravatura, igrejas, sede do Governo Provincial de Luanda, Largo da Mutamba, entre outros locais. Estão ainda ilustradas infra-estruturas modernas de novos edifícios na baixa de Luanda e novas urbanizações (complexos habitacionais), nos arredores da cidade.

Para o director provincial da Cultura, Manuel Sebastião a problemática da percepção histórica, política e cultural expostas em fotografias “traduzem uma estética na qual as imagens se tornam meios culturais, transformando-as em cartografias emocionais e poéticas da cidade”.

3 comentários:

Koluki disse...

Minha cidade e' linda
e' de bem-querer
a minha cidade e' linda
hei-de ama-la ate' morrer!

[De uma linda cancao/semba de Dionisio Rocha]

Parabens Luanda!

Koluki disse...

Ja' agora, mais uns versos de memoria da mesma cancao (do tempo colonial):

Da ilha ate' ao Sambila
tem muita coisa para ver
e tem barona bonita
para o poeta escrever

O centro e' a Mutamba
lugar para estacionar
...

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Que pena tenho nunca ter ido a Luanda num dos paquetes portugueses...